sábado, 8 de outubro de 2011

VAMOS PLISSAR






O plissado esta na moda , nas saias , nos vestidos e nas blusas então hoje vou ensinar uma tecnica de como plissar tecido em casa , e muito simples e os materiais são faceis de conseguir .


MATERIAIS
Ingredientes necessários para plissar 1 m de tecido
1 M DE TECIDO SINTÉTICO, COMO ORGANZA OU CHIFOM
6 FOLHAS SULFITE TAMANHO A2, GRAMATURA 40
3 PACOTES DE GELATINA INCOLOR SEM SABOR
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁLCOOL LÍQUIDO
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁGUA FERVENTE
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁGUA FRIA
50 CM DE MORIM (TECIDO COM TRAMAS ABERTAS)




COMO PLISSAR EM CASA
Com ingredientes baratos e fáceis de encontrar, é possível aplicar a técnica em tecidos variados

1. FAÇA O MOLDE
Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. no exemplo ao lado, usamos intervalos de 3 cm entre elas. 

COMO MONTAR
a cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. a primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas.
2. PREPARE A MISTURA
Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. adicione a águafervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina.


3. MERGULHE O TECIDO
Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. abra o molde de papel com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final.



4. REFAÇA AS PREGAS 
Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. a tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho.

5. PASSE O TECIDO 
Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. a melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas.



6. RETIRE DO MOLDE 
Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto. agora é só fazer a sua peça.



FONTE:  http://www.camilabydesign.com/

Um comentário:

Mariana Leles disse...

Li essa matéria na revista manequim desse mes.

=)